Holanda

De Stijl – 100 anos

Esse ano são comemorados os 100 anos do movimento De Stijl, ou Neoplasticismo. Muito resumidamente, para não virar a Wikipedia aqui, esse um movimento artístico de vanguarda fundado por Piet Mondriaan, que olha que coisa, era holandês.

A influência desse movimento revolucionário perdura até hoje, pregando o abstrato de linhas retas verticais e horizontais e uso de cores primárias. Meu pai é um grande fã de Mondriaan, pintor cuja influência na arquitetura, design e pintura foi (e ainda é) tremenda.

E até na música, quer ver só?

51hx4z9B4EL._SX355_

Nesse centenário está rolando muita coisa aqui por terras holandesas, e nessa blogagem coletiva o Blogueiras Brasileiras na Holanda está mostrando o que está acontecendo em cada cantinho do país. E eu vou falar aqui de Eindhoven, a minha cidade.

Para quem não sabe Eindhoven é um importante nome no mundo do design, especialmente pela Design Academy Eindhoven e pela Designhuis. A verdade é que eu mesma ainda não tive tempo de ir conferir #shame mas já estão acontecendo vários eventos na cidade desde o começo do ano (programação completa aqui).

Van Abbemuseum Eindhoven. Photo Peter Cox
Van AbbeMuseum

Na minha opinião o evento mais importante é a exposição Van Abbe en De Stijl que fica até o dia 31 de dezembro deste ano no Van Abbe Museum, além de ter um tour guiado especial no dia 10 de setembro. Dica: todo segundo domingo do mês, de julho à dezembro, das 12 às 13 horas tem tour gratuito no museu, ou seja, só é preciso pagar o ingresso normal.

ddw_logo_2017_transparant.png

Todos os anos temos em Eindhoven a Dutch Design Week (ano passado fui voluntária e adorei a experiência, fica a dica para quem mora por aqui). É um evento incrível em que na cidade toda tem algo acontecendo e atraí milhares de visitantes de toda parte do mundo. Esse ano a edição será entre 21 e 29 de outubro e claro que De Stijl também será tema desse evento que super recomendo.

Enfim, 2017 é um ano especial para quem gosta de arte e está na Holanda. Esse é só uma pequena amostra, se quiser saber sobre eventos da comemoração de 100 anos do De Stijl clique aqui. E aqui estão as demais colaboradoras dessa postagem: Melissa na Holanda, Holandesando, The Nerdyland e Little Jujuba.

Advertisements

2 thoughts on “De Stijl – 100 anos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s