Holanda · vida de imigrante

Trabalhar na Holanda

Ensaiei muito para escrever esse post porque não tenho pretensão de fazer desse espaço um guia da Holanda – é um blog com foco extremamente pessoal. Mas vejo tanta gente procurando emprego por aqui, que achei válido compartilhar a minha experiência – portanto, de novo, pessoal. Minha intenção é ajudar porque eu sei como é difícil essa fase e eu fui muito ajudada. Se você tem uma experiência diferente, compartilhe!

Primeira coisa, e a mais importante – estabeleça suas expectativas e verifique se estas correspondem à realidade.

Explico: existem áreas em que mesmo sem holandês, só com inglês, você vai achar ótimos empregos. Exemplo mais clichê é TI, que tem muita vaga, e ainda algumas áreas como engenharia ou de conhecimento extremamente específico, como de pesquisa.

Mas por outro lado se assim como eu você é um dos sortudos que fez um curso que só no Brasil vale ou só fazendo tudo novamente por aqui poderia trabalhar na área…. bom, o negócio é encarar a realidade.

Quando cheguei aqui, sendo advogada brasileira, já tinha em mente que não iria mais advogar. Eu decidi que não queria fazer a faculdade de Direito de novo, e no momento não posso encarar um master, mas claro, foi uma decisão pessoal. Eu mesma conheço uma moça que está fazendo Master aqui na área jurídica e acho excelente, e ainda outra que está se candidatando para tal. Mas eu decidi que não tenho tempo, energia ou vontade de seguir esse caminho. Então, baseada na minha decisão pessoal, o que eu fiz foi adaptar as minhas expectativas de “emprego na área” para “primeiro, qualquer emprego”.

Encarar  mudar de área de trabalho por si só já é bem complicado. Adicione mudar de país ao mesmo tempo e vai ter a situação em que eu estava. Então antes mesmo de sair do Brasil eu busquei pensar nas habilidades que usava no meu trabalho até então para focar a minha busca em algo que eu preenchesse o perfil. No meu caso eu sempre lidei com pessoas, gosto disso, e era focada em resolução de problemas. Assim minha opção foi procurar em Customer Care, área que tem muitas vagas e alguns que não se exige holandês. Para melhorar, procurei vagas com exigência de português, porque esse poderia ser o meu diferencial. E agora que finalmente achei e estou trabalhando nessa área estou adorando.

Caso tenha dúvidas vale conversar em grupos de expatriados (recebi muita dica legal por lá), achar pessoas da mesma área aqui, e até mesmo conversar os com recrutadores nas agências. Eles tem todo interesse do mundo em te arrumar emprego afinal, eles vivem disso, e podem dar uma luz para qual área você poderia tentar migrar.

Mas aqui vem outra dica: o único responsável por esse novo caminho é você. Ninguém mais.

Além disso arrumar um primeiro emprego já facilita MUITO as coisas. Pode não ser o emprego dos sonhos (normalmente não é mesmo) mas vai ser uma experiência de trabalho daqui no currículo. Meu primeiro emprego foi qualquer emprego, mas não me arrependo – me deu algum dinheiro enquanto achava algo melhor, e uma maior percepção do ambiente de trabalho aqui. E para quem te recrutar isso vai dar mais tranquilidade, afinal vão saber que você trabalha seriamente. Depois do primeiro, tudo tende a ficar mais fácil.

Para mim a primeira oportunidade foi em logística, trabalhando em armazém (warehouse). Tem muitas vagas nessa área, muitas não pedem holandês (só inglês) e a maioria das contratações são temporárias e por meio das agências de emprego, as chamadas uitzendbureau. Onde eu trabalhei não chegava a ser trabalho pesado, embora braçal. Para achar vagas minha dica é procure no google as agências de emprego perto de você, se cadastre em TODAS, e depois vá pessoalmente, em cada uma. Tomei muito não mas em uma, sim só uma, tive um sim. Depois de falar com o recrutador, na semana seguinte ele tinha me arrumado meu primeiro emprego.

Outra dica é Linkedin. Aqui é muito usado, então atualize o seu pro inglês já, e use a busca por empregos, criando alarmes para os termos que você procura. Foi assim que achei meu emprego atual.

Também vale se cadastrar em sites de procura de emprego (Indeed é um dos mais conhecidos, mas tem vários, é só olhar no Google). E de novo, criar alertas para as buscas, assim você vai receber novas vagas já no email.

Fora isso é persistir, falar com as pessoas, ficar de olho, ir nos eventos das agências. É difícil sim, mas não é impossível, e a Holanda ainda bem está em um ótimo momento econômico. Então, o negócio é correr atrás das oportunidades e aproveitar.

2 comentários em “Trabalhar na Holanda

  1. Olá Fernanda! Muito legal seu post e sua iniciativa em dar dicas para ajudar a encontrar um emprego. Tenho um perfil acadêmico parecido com o seu, também estudei Direito no Brasil e não tenho interesse em seguir nessa área. Gostaria de saber qual o nível de inglês foi necessário para encontrar seu primeiro emprego? Tenho estudado, mas ainda estou no nível B2 (estudando o nível B2), acha que seria suficiente para uma entrevista em uma agência de emprego? Obrigada!!

    Curtir

    1. Oi Gabriela! Boa pergunta eu estudei inglês faz muito tempo e uso no meu dia a dia mas não sei te dizer meu nível exato. Mas acho que B2 dá sim, tudo depende da vaga também. Eu arriscaria até para ter o feedback. Muito boa sorte!

      Curtir

Deixe um comentário